terça-feira, 20 de outubro de 2015

Células solares imprimíveis e produzidas em massa entram no mercado e podem mudar tudo


Especialistas em energia solar australianos que compõem o Victorian Organic Solar Cell Consortium, desenvolveram e começaram a comercializar células solares que são criadas com uma impressora 3D.





O grupo, constituído por cientistas do CSIRO, da Universidade de Melbourne e Universidade Monash têm trabalhado na tecnologia por mais de sete anos e descobriram uma maneira de imprimir mais barato os painéis no plástico, incluindo smartphones e laptops, permitindo que sejam feitos aparelhos eletrônicos auto-recarregáveis. Eles também são capazes de imprimir diretamente em paredes e janelas usando uma película solar opaca e afirmam que podem alinhar um arranha-céu com painéis, tornando-o eletricamente totalmente auto-suficiente.

"Nós imprimimos em plástico mais ou menos da mesma maneira que imprimimos nossas notas de plástico", disse Fiona Scholes, cientista de pesquisa sênior da CSIRO. "Conectar os nossos painéis solares é tão simples como ligar uma bateria. É muito barato. A maneira em que ele se parece e funciona é bastante diferente de telhado solar de silício convencional."

O próximo passo é a criação de um revestimento por pulverização solar para aumentar a energia do painel. "Nós gostaríamos de melhorar a eficiência de painéis solares - precisamos desenvolver tintas solares para gerar mais energia da luz solar," disse Scholes. "Estamos confiantes de que podemos empurrar a tecnologia ainda mais longe nos próximos anos."

Fonte: Minds

Nenhum comentário:

Postar um comentário