terça-feira, 22 de julho de 2014

Superbactérias resistentes a antibióticos são encontradas em rio britânico

Por Gisele Emerick

Pela primeira vez, foram localizados em um rio britânico, bactérias mutantes resistentes aos antibióticos, incluindo o mais potente de todos, os chamados 'supermicróbios'. Os cientistas descobriram que o problema poderia se tornar um Armagedom.



A fonte mais provável de 'superbactérias' encontrado em algum rio perto da cidade de Coventry, numaa planta de esgoto local onde as bactérias foram encontrados em amostras de sedimentos no rio, e são muito mais resistente do que anteriormente.
 
De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa, estas plantas servem como "navios de mistura" gigantes, onde os genes que retornam à micróbios resistentes são passados de uma bactéria para outra. Esta é a primeira vez que um gene que é encontrado num rio britânico, são resistentes a alguns dos antibióticos mais fortes, mesmo aqueles da última geração. Alguns deles são resistentes até ao Cefalosporina, que é utilizado em particular, no tratamento de meningite, infecções do sangue e infecções hospitalares.
 
Outras bactérias do intestino humano são resistentes e impedem a cura  de algumas infecções muito graves, que geralmente não podem ser tratados com outros antibióticos. "Não espere encontrar estes níveis de resistência para estas bactérias no meio ambiente", disse ao jornal 'The Independent', a líder da pesquisa, Professora Elizabeth Wellington, da Universidade de Warwick.
 
Segundo ela, o maior problema é que a água do rio é usada para irrigação, as pessoas nadam no rio e animais bebem de sua água, tanto domésticos como selvagens. Além disso, as bactérias podem se espalhar durante as inundações. "Estamos à beira do Armageddon e Antibióticos podem simplesmente sair de moda", diz ele.


Fonte: RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário