sábado, 23 de fevereiro de 2013

Vazamento radioativo detectado em seis tanques de resíduos nucleares nos EUA



Autoridades norte-americanas têm relatado a detecção de um vazamento em seis tanques subterrâneos de resíduos radioativos na Reserva Nuclear Hanford no centro-sul do Estado de Washington (leste), um lugar controverso para ser a área com o maior contaminação nuclear do país.


No estado de Washington, o governador Jay Inslee divulgou esta notícia na tarde de sexta-feira, após reunião com vários funcionários federais. Ele revela, uma semana depois, que um dos 177 tanques do centro de reserva, localizado em Benton County, esta vazando a uma taxa de 1.100 litros/ano.


"A quantidade de tanques que vazam é pequena", disse Inslee, detalhando os vazamentos que só foram detectados mais tarde, já que dados anteriores "não foram avaliados corretamente", de modo que culpou o Governo Federal, pois a área está sob responsabilidade do estado de Washington.

Os tanques, que ultrapassaram 20 anos de vida, armazenam cerca de 1,7 bilhões de litros de caldo altamente radioativo usado na produção de plutônio para armas nucleares.


Vale ressaltar que, embora as autoridades competentes descartam a possibilidade de que o vazamento possa ter afetado os aqüíferos e o Rio Columbia, o mais longo na região, há sérias dúvidas sobre isso, porque o vazamento em um dos tanques pode ter começado em 2005.

energia nuclear Piores Acidentes Nucleares da História, Países do Mundo: Lista e Fotos

O governo federal construiu a Reserva Nuclear Hanford, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, como parte do "Projeto Manhattan", com o objetivo de fornecer um dos ingredientes necessários para a fabricação de armas nucleares.


Até quando assistiremos descasos desse tipo no planeta?


Fonte: http://sipse.com/mundo/reportan-fuga-en-tanques-de-reserva-nuclear-de-hanford-17113.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário