domingo, 9 de setembro de 2012

Pressão do magma aumenta no Monte Fuji - Japão




Um grupo de cientistas japoneses, alertou na quinta-feira da enorme aumento da pressão na câmara de magma do Monte Fuji no Japão, localizado a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, Tóquio.

Visualização a partir de Tókio

O vulcão está localizado a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.

Após o grande terremoto de março de 2011, cientistas disseram que ele pode ter uma grande erupção.

A equipe do Instituto Japonês de Geologia e Pesquisa para a Prevenção de Desastres, descobriu que o terremoto de magnitude 9 na escala Richter de 11 de março e o que veio quatro dias depois, de 6,4 graus, bateram no centro do arquipélago, aumentando as possibilidades de ocorrer erupção do vulcão.


Os pesquisadores da agência Kyodo, revelaram detalhes de que a câmara magmática teve um aumento da pressão e que este não é o único fator que pode causar uma erupção superficial.


Sua última erupção remonta a 1707, e aconteceu logo após um terremoto que afetou a área, causando um aumento na pressão.  Este terremoto, na época, foi menor que o de março do ano passado, segundo os pesquisadores, acrescentando que as erupções ocorrem sempre alguns anos após um terremoto.

Com base na análise dos movimento causados ​​pelos dois terremotos de março nas placas tectônicas, os cientistas estimam que a câmara de magma, localizado a cerca de 15 km de profundidade, registrou 1,6 megapascals de pressão, o equivalente à pressão de 15 atmosferas, ou seja, 8 quilos por centímetro quadrado.

Em outros casos, 0,1 megapascals de pressão é suficiente para provocar uma erupção superficial, apesar das condições nas câmaras de magma serem diferentes entre vulcões, com pequenas variações, a leitura da pressão do vulcão de Fuji "não é um número pequeno," disse Eisuke Fujita, um de membros da equipe.

Em 2004, o governo japonês estimou que em caso de uma erupção do Fuji, o custo econômico dos danos seria de cerca de 2,5 trilhões de ienes (25,3 bilhões de euros).

O Monte Fuji tem 3776 metros e é o maior e mais venerado do país, é um vulcão adormecido considerado sagrado pelos japoneses e quando chega o verão, quando a neve se derrete, milhares de pessoas costumam fazer uma jornada até o seu topo.

Fonte: Wikinews está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 2.5
E NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário