quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Terremoto de 7,6 na Costa Rica, não consegue aliviar pressão em falha. Espera-se outro igual ou maior, alertam os cientistas.



12 setembro, 2012 - COSTA RICA

Após uma série de análises realizadas na província de Guanacaste, especialistas do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) informam terça-feira que um outro terremoto de magnitude igual ou maior pode ocorrer em Península de Nicoya, mas prever quando isso iria acontecer é "impossível". Marino Protti, cientista-chefe Ovsicori, explicou que o terremoto de 7,6 magnitude em 5 de setembro provocou um deslizamento de 40 por cento e uma inclinação de 1,8 metros sobre a falha localizada em Nicoya.

Ele também disse que, embora o terremoto foi o "grande" especialistas esperava para Guanacaste, a culpa rompeu por apenas 50 por cento, o que significa que a possibilidade de que um terremoto de magnitude igual ou maior na área ainda permanece.

Ovsicori relatório, divulgado terça-feira, também afirmou que o terremoto provocou a ativação de três falhas em Águas Zarcas (na região norte), a Área de Guanacaste vulcânica e Irazú Vulcão (norte de Cartago). 

Seismologistas devem continuar a monitorar a área. Na manhã de terça-feira, a contagem total de réplicas do recente terremoto foi 1650. Em 05 de setembro de 08:42, o terremoto 7,6 graus de magnitude sacudiu o país e foi sentido na Nicarágua e no Panamá. Seu epicentro foi localizado a 20 quilômetros a noroeste de Samara na Península de Nicoya.

Fonte: Tico Times - The Extinction Protocol

Nenhum comentário:

Postar um comentário