segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Preparando-se para o inevitável - Água - Parte 3




Água, a necessidade de toda a vida
Uma porcentagem muito grande de você e de mim é a água. Enquanto podemos passar semanas sem comida, podemos durar apenas um par de dias miseráveis, sem água. Parece estranho que a água seria um problema durante uma inundação, uma vez que há muito disso em todos os lugares. Mas isso é apenas o problema - que a água tem sido em todos os lugares e ter pego de esgoto, produtos químicos tóxicos e organismos que podem fazer você muito doente ou até mesmo morrer.

Mas você pode separar a água de boa qualidade a partir dessas impurezas. Há duas maneiras de se fazer isso em caso de emergência:

Ebulição é melhor
Curto de utilização de um filtro de água de qualidade muito elevada, este é o método mais fiável para matar micróbios e parasitas. Traga a água para ferver e mantê-lo fervendo por pelo menos alguns minutos. Adicionar um minuto de fervura para os 10 minutos iniciais para cada 1.000 metros acima do nível do mar. Tampe a panela para encurtar o tempo de ebulição e economizar combustível. Deixe a água esfriar, se é para beber puro e armazená-lo em uma garrafa higienizado (veja abaixo).

Água Sanitária ou Cloro Ativo
Em caso de emergência, tenha um galão de água sanitária ou cloro que possa ser adicionado na água para purificá-la.

Quando a água da torneira parar de fluir, a água sanitária ou o cloro serão um salva-vidas. Primeiro deixe a água parada até que as partículas decantem no fundo. Despeje a água clara em um recipiente e adicione água sanitária ou o cloro.

Use 2 gotas de água sanitária por litro de água se a mesma estiver clara.

Use 8 gotas de água sanitária por litro de água se estiver meio turva.

Use 1/2 colher de chá de água sanitária para cinco litros de água se estiver turva.

Se a água estiver muito turva, dobre as doses recomendadas de água sanitária.

Não se desespere, com o odor da água. Repita a dose a dose. Espere 15 min. Faça novamente. Mantenha um conta-gotas gravado a sua garrafa de água sanitária.

Não jogue água boa em recipiente contaminado. Sempre higienizar seus recipientes de água, bem como todos os seus utensílios alimentares, como se segue:

Misture 1 colher de sopa de água sanitária com um galão de água. Sempre lavar e enxaguar os itens em primeiro lugar, em seguida, deixar de molho em solução de água sanitária por 2 minutos. Escorra e coloque no ar seco.

A luz solar pode purificar a água!
Organização Mundial de Saúde relata que a água pode ser purificado usando a luz solar e garrafas de plástico!

De acordo com o relatório da ONU:

Uma técnica do-it-yourself de desinfecção da água com a luz solar e garrafas de refrigerantes podem salvar centenas de milhares de vidas por ano, a Organização Mundial de Saúde faz a campanha para reduzir as mortes por água insalubre em países em desenvolvimento, a agência de saúde da ONU está promovendo um processo quase sem custo chamado: Desinfecção solar da água, ou SODIS. O processo é simples: garrafas transparentes cheias de água e colocados horizontalmente sobre uma superfície plana, durante cerca de cinco horas. Os raios de calor e radiação ultravioleta do sol matam as doenças causadas por microrganismos em água poluída.
Relatório Especial da ONU [2001]

Tratamento iodo
O iodo é sensível à luz e deve sempre ser armazenado em uma garrafa escura. Ele funciona melhor se a água está mais de 68 F ou 21 C. O iodo tem demonstrado ser mais eficaz do que a base de cloro em tratamentos de inativação de cistos de Giardia. Esteja ciente de que algumas pessoas são alérgicas ao iodo e não podem usá-lo como forma de purificação de água. Pessoas com problemas de tireóide ou de lítio, mulheres com mais de 50, e as mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de usar iodo para purificação. Além disso, algumas pessoas que são alérgicas a mariscos, também são alérgicas ao iodo. Se alguém não puder usar iodo, utilize um produto à base de cloro ou o método solar. Geralmente, o procedimento é o seguinte: Tintura de 2% de líquido de iodo. Adicionar 5 gotas por litro quando a água está clara. Adicionar 10 gotas por litro quando a água estiver turva.

A solução estará pronta para ser utilizado em uma hora.

É importante notar que se utilize a solução de iodo para o tratamento da água, e não cristais de iodo. A concentração de iodo num cristal é tóxica e pode queimar o tecido e os olhos. Os Cristais de iodo na garrafa fazem solução suficiente para tratar cerca de 2.000 litros. Portanto, descartar a garrafa quando vazia.


Fonte: http://www.viewzone.com/ferfal33.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário