segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Preparando-se para o inevitável - Não há eletricidade! Parte 2


É bobagem dizer que você não vai querer embalar o seu secador de cabelo ou cafeteira elétrica em sua mochila de fuga. Embora seja possível que a rede elétrica possa falhar em algum tipo de catástrofe natural, é mais provável que você esteja em algum lugar sem acesso à eletricidade.


Se você estiver na estrada, viajando para o seu lugar seguro no campo, ou mesmo se estiver em casa com medo de usar aparelhos com receio de ser eletrocutado por causa da invasão da água, é bom planejar para o caso de não haver energia.

Com relação aos dispositivos de comunicação, como celulares e laptops, isso realmente depende das circunstâncias. Você vai querer experimentar e contatar familiares e amigos - até mesmo serviços de emergência - ligando o seu telefone a cabos de recarga. Alguns desses dispositivos podem operar num carro em 12 VCC, por um fio que vai para o isqueiro. Torres de celular e redes têm fontes de alimentação de backup para que você possa esperar em utilização limitada, pelo menos inicialmente.

A internet é mais vulnerável e, portanto, menos confiável.


Um dos perigos reais foi divulgada pela NASA, é algo chamado de ejeção de massa coronal. Isto é como uma chama solar que atinge a atmosfera da Terra com tanta energia que ela poderá, realmente, gerar eletricidade em qualquer coisa feita de metal. Como resultado a rede elétrica seria definitivamente queimada - pelo menos temporariamente - e muitos aparelhos que estão conectados à rede provavelmente fritarão. Além disso, em caso de queda de árvores sobre linhas de energia, ou inundações em grandes áreas, a empresa de energia elétrica geralmente desliga toda a energia para grandes áreas da população para evitar a eletrocussão das pessoas.

Nós confiamos tanto na eletricidade hoje que ela já é um bem adquirido. Precisamos de dinheiro e usamos o caixa eletrônico dos bancos, para encher o tanque dos carros com combustível, celulares e internet, da bomba de água e esgoto em nossos municípios e as caixas registradoras no Supermercado local. Todos não funcionarão se a rede elétrica cair.

É por isso que é importante anteciparmos viver sem eletricidade. Algumas coisas que você pode querer considerar são:

1. A compra de um cofre e manter um suprimento de dinheiro nele.


2. Se a energia for desligada, sua água vai acabar a qualquer momento.

3. Lembre-se de verificar se há água suficiente armazenada em seu reservatório.

4. Existe normalmente, uma torneira no fundo ou na frente da casa, lembre-se de bloqueá-la se estiver ligada ao seu reservatório de água.

5. Garrafas de plástico são boas para o abastecimento de água potável, mas galões são melhores para o armazenamento em casa, veículo, ou esconderijo de sobrevivência.

6. Guarde um pouco de gasolina em recipientes aprovados. É melhor ter um par de 2 ou 3 galões. Estes serão suficientes para ir a algum lugar, se estiver tentando escapar de inundação ou incêndio. Há também pequenos fogões que podem usar gasolina como combustível.

7. Tenha em mãos um rádio a pilhas para mantê-lo informado sobre as condições, se houver uma emergência. Lanternas, especialmente as novas luzes LED, são algo que vai ajudá-lo a encontrar o seu caminho de volta a casa à noite.

8. Se precisar de calor, tenha um fornecimento de madeira em lugar seguro. Esta não é uma opção para os moradores da cidade, a menos que você tenha uma lareira. Lembrem-se que todos os combustíveis queimam o oxigênio no ambiente fechado portanto, tenha um modo de fazer a ventilação do ambiente, é a nossa maior preocupação.

9. Tenha um gerador a gasolina ou diesel. Se você tiver sorte o suficiente para ter um, e o combustível para executá-lo, então você poderá viver uma vida relativamente normal. Mas a desvantagem é que os seus vizinhos, com fome e frio, serão atraídos para o seu oásis de conforto, pelo ruído do motor.

10. Se você não está preparado para ser generoso com seus vizinhos, sua diversão pode ser de curta duração. Não é que as pessoas são más... Apenas imagine como você reagiria se sua própria família estiver lá fora, na escuridão, com fome e frio, tentando sobreviver.

11. E por último, mas certamente não menos importante, é a necessidade de ter um banheiro. Lembre-se, sem água... e nenhum tratamento de esgoto... Se o problema é apenas alguns dias, então você pode cavar um buraco no quintal, colocar algum tipo de tela de privacidade em torno dele, e mantenha um balde de areia para cobrir os resíduos. Mas se você estiver tentando entender a mudança dos pólos com a sua família, vai precisar de uma solução melhor.

Veja esta solução para o vaso sanitário:


A ideia foi encontrada no www.surferswithoutborders.org e vai exigir que você tenha os materiais disponíveis para fabricá-la. Lembre-se que doenças como desinteria e cólera podem se espalhar por falta de higiene adequada. Além disso, existe um velho ditado, "Nunca faça muita porcaria em seu próprio quintal."

Fonte: http://www.viewzone.com/ferfal22.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário