domingo, 12 de maio de 2013

DENÚNCIA: A OTAN destruiu nosso país de maneira sistemática e sem piedade". O esquema é revelado após 13 anos



A OTAN destruiu nosso país de maneira sistemática e sem piedade"Mais matérias no tópico: Diário dos Bálcãs do jornalista russo Konstantin Kachalin (26 artigos)

por Konstantin Kachalin
© Flickr.com/m.a.r.c./cc-by-sa 3.0

Em longos anos de trabalho em Belgrado, fiz amizade com a notável família de Zoran Mladenovic. Ele tem uma esposa maravilhosa – Snezhana, a filha Jovana e o filho Vuk. 

Durante todo o tempo em que a OTAN bombardeou a Sérvia e Montenegro, Zoran ajudou os grupos de filmagem da televisão russa.

Junto com os correspondentes e cinegrafistas, ele esteve nas zonas de conflito e viu tudo que aconteceu naqueles dias, não apenas em Belgrado, mas também em todo o país. Ele, tal como milhões de sérvios, teve de passar por muitos momentos trágicos e difíceis. Em meu diário ficaram suas lembranças:

"Quando em 24 de março de 1999 começaram a bombardear nossa capital, a primeira bomba caiu perto da casa onde  sempre praticava esporte. As pessoas começaram a correr do edifício gritando: “A OTAN está bombardeando Belgrado”.


Mas nós, não nos assustamos e continuamos a nossa tarefa. Mais bombas e mísseis foram lançados no bairro Strajavitsa. Ali se encontravam unidades de nosso exército. Elas estavam em instalações subterrâneas e, por isso, a OTAN bombardeou esta região sem parar, dia e noite, mas não conseguiu perfurar os túneis. Na época, minha esposa estava grávida e eu temia por ela. Eu levei minha esposa para a casa de parentes na aldeia. Mas a aviação da OTAN bombardeou também essa zona. Por isso eu fui obrigado a mandar Snezhana para Budapeste. Ela não queria sair de Belgrado, mas eu a convenci a ir para Budapeste, junto com a nossa filha de oito anos.

Voltando à Belgrado, comecei a trabalhar com os correspondentes da Rússia. Eram jornalistas do Canal 1 e do canal NTV, RTR. Eu os levei por todo o país. Estivemos várias vezes em Kosovo e Montenegro, percorremos toda a Sérvia. Assim vi com meus próprios olhos o que a OTAN fez com o meu país. Quando acabaram os bombardeios, trouxe minha esposa e filha de volta para a Sérvia. Alguns meses depois ela deu à luz meu filho Vuk.

Nós salvamos a vida e a saúde, mas perdemos um terreno. Eu tinha comprado 2500 metros quadrados no litoral montenegrino no mar Adriático.

Justamente nesta região, na localidade de Lushtitsa em Montenegro, eles jogaram urânio empobrecido. Agora todo o solo e água estão contaminados por décadas e isto é uma ameaça para as pessoas. A aviação da OTAN fez isto várias vezes em toda a região que está coberta com o pó de urânio. Há tanto urânio lá que é suficiente para exterminar várias gerações. Por isso nós, temendo pela saúde de nossos filhos, vendemos o terreno.


Eu sei que vários de meus vizinhos, que não conseguiram vender esta terra contaminada, depois de 1999, começaram a adoecer. Meu vizinho, ele é sérvio, refugiado da Croácia, foi atingido ainda em 1995. Ele, tal como outros 300 mil sérvios, simplesmente foram expulsos da Croácia, tiraram-lhes tudo. Ele, que já era infeliz, teve um filho pequeno que adoeceu com leucemia em 2000. E os médicos não conseguiram salvá-lo. O menino morreu. Parte das pessoas sofreram porque trouxeram para casa partes desses mísseis. Neles havia muito urânio. Depois eles souberam o que eram esses pedaços na realidade. Mas já era tarde. Doença e morte. Há vítimas também entre os militares, que depois descontaminaram esse território. Alguns deles já morreram."

Perguntei a Zoran: por que razão a aviação da OTAN bombardeou tão impiedosamente o litoral adriático de Montenegro? Será que lá havia alvos militares que deveriam ser destruídos? Zoran respondeu de forma simples, mas a resposta não foi menos terrível por isso.

Ele respondeu: "Lá havia apenas bosques, montanhas, mar e uma pequena praia muito limpa. Mais nada. Dois aviões A-2 simplesmente lançaram toda sua carga de bombas nesse lugar. Não entendi porquê, talvez eles tenham decidido que voar mais longe seria perigoso. Simplesmente livraram-se das cargas de munições, depois voltaram para seus porta-aviões."

NB: impressionante a falta de consciência e civilidade das pessoas que autorizaram e as que jogaram a carga radioativa na região. Esse é o nosso pequeno planeta!!!

A guerra civil terminou com grande parte da antiga Iugoslávia reduzida à pobreza, enormes perturbações económicas e persistente instabilidade em todo o território onde ocorreu os piores combates. As guerras foram os conflitos mais sangrentos em solo europeu desde o final da II Guerra Mundial, tornaram-se famosas pelos crimes de guerra que envolveu, inclusive a limpeza étnica em massa. 

Foram também os primeiros conflitos desde a Segunda Guerra Mundial onde foi formalmente julgado genocidios de caráter fundamental e muitos participantes individuais foram posteriormente acusados de crimes. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIJ) foi criado pela ONU para julgar esses crimes.

Ao longo dos anos começou a tomar forma a hipótese, defendida por alguns meios de comunicação que várias potências mundiais, especialmente a Alemanha e os Estados Unidos, que criaram um ambiente propício para a fragmentação do país, através da venda de armas para as repúblicas separatistas e a manipulação da mídia, especialmente com fins financeiros para ambos.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/

Nenhum comentário:

Postar um comentário