quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nova forma de controlar plasma pode revolucionar as formas de gerar e armazenar energia




Cientistas da Universidade do Missouri desenvolveram uma nova maneira de criar e controlar plasma, que pode transformar a geração de energia e armazenamento.


Randy Curry, professor de engenharia elétrica e computação da Universidade da Faculdade de Engenharia do Missouri e sua equipe, desenvolveram um dispositivo que lança um anel de plasma a distâncias de até dois metros. Embora o plasma chegue a uma temperatura mais quente do que a superfície do sol, não emite radiação e é completamente segura para os seres humanos em proximidade.

Enquanto a maioria de nós está familiarizada com três estados da matéria - líquidos, gases e sólidos - há também um quarto estado conhecido como plasma, que inclui coisas como fogo e relâmpagos. A vida na Terra depende da energia emitida pelo plasma produzido durante as reações de fusão dentro do sol.

O segredo para o sucesso de Curry é que ele estava desenvolvendo uma maneira de fazer o plasma formar seu próprio campo auto-magnético, que o mantém unido à medida que viaja através do ar.

"O lançamento de plasma ao ar livre é o 'Santo Graal' no campo da física", disse Curry.

"A criação de plasma em um tubo de vácuo cercada por poderosos eletroímãs não é grande coisa, dezenas de laboratórios podem fazer isso. A inovação permite que o plasma possa manter-se unido enquanto se desloca através do ar normal, sem qualquer necessidade de contenção".

O dispositivo de plasma também pode ser ampliado para lidar com quantidades muito maiores de energia, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário