Um grupo de cientistas japoneses, alertou na quinta-feira da enorme aumento da pressão na câmara de magma do Monte Fuji no Japão, localizado a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, Tóquio.
Visualização a partir de Tókio
O vulcão está localizado a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.
Após o grande terremoto de março de 2011, cientistas disseram que ele pode ter uma grande erupção.
A equipe do Instituto Japonês de Geologia e Pesquisa para a Prevenção de Desastres, descobriu que o terremoto de magnitude 9 na escala Richter de 11 de março e o que veio quatro dias depois, de 6,4 graus, bateram no centro do arquipélago, aumentando as possibilidades de ocorrer erupção do vulcão.
Os pesquisadores da agência Kyodo, revelaram detalhes de que a câmara magmática teve um aumento da pressão e que este não é o único fator que pode causar uma erupção superficial.
Sua última erupção remonta a 1707, e aconteceu logo após um terremoto que afetou a área, causando um aumento na pressão. Este terremoto, na época, foi menor que o de março do ano passado, segundo os pesquisadores, acrescentando que as erupções ocorrem sempre alguns anos após um terremoto.
Com base na análise dos movimento causados pelos dois terremotos de março nas placas tectônicas, os cientistas estimam que a câmara de magma, localizado a cerca de 15 km de profundidade, registrou 1,6 megapascals de pressão, o equivalente à pressão de 15 atmosferas, ou seja, 8 quilos por centímetro quadrado.
Em outros casos, 0,1 megapascals de pressão é suficiente para provocar uma erupção superficial, apesar das condições nas câmaras de magma serem diferentes entre vulcões, com pequenas variações, a leitura da pressão do vulcão de Fuji "não é um número pequeno," disse Eisuke Fujita, um de membros da equipe.
Em 2004, o governo japonês estimou que em caso de uma erupção do Fuji, o custo econômico dos danos seria de cerca de 2,5 trilhões de ienes (25,3 bilhões de euros).
O Monte Fuji tem 3776 metros e é o maior e mais venerado do país, é um vulcão adormecido considerado sagrado pelos japoneses e quando chega o verão, quando a neve se derrete, milhares de pessoas costumam fazer uma jornada até o seu topo.
E NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário