MAIS UM VULCÃO EM ERUPÇÃO... JÁ ESTAMOS CHEGANDO A QUASE 2 MIL DELES ATIVOS NO NOSSO PLANETA.
PARECE QUE A PRESSÃO ESTÁ AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE!!!
14 de setembro, 2012 - GUATEMALA - O "Vulcão de Fogo," que foi uma das mais famosas atrações turísticas da Guatemala, explodiu em uma série de erupções poderosas nesta quinta-feira, lançando espessas nuvens de cinzas com três quilômetros de altura, rios vomitando lava abaixo de seus flancos e forçando a evacuação de mais de 33.000 pessoas de comunidades vizinhas.
O chefe das evacuações de emergência, Sergio Cabanas, disse que os desabrigados abandonaram cerca de 17 aldeias ao redor do Volcan del Fuego, que fica a cerca de
16 quilômetros ao sudoeste da cidade colonial de Antigua.
A cinza estava soprando para o sul e as autoridades disseram que a cidade de Antigua não está em perigo, embora a erupção já dure 12 horas seguidas.
A agência disse que o vulcão expeliu lava a cerca de 2.000 pés (600 metros) pelas encostas ondulantes e cinzas em torno de Acatenango, localizada a 12.346 metros de altura.
O vulcão tem 3.763 metros de altura, cujo nome significa "Vulcão de Fogo." Gustavo Chicna, um vulcanólogo do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia disse que as cinzas do vulcão se acumularam na quantidade de 3 centímetros de espessura em muitos lugares. Ele também disse que gases extremamente quentes, rolaram pela encostas do vulcão, que ficou totalmente envolto nas cinzas e fumaça.
A agência de emergência alertou que voos ao espaço podem ser afetados. Houve um alerta laranja, o segundo nível mais alto, e mais um alerta vermelho para o sul e sudeste da montanha, onde, Chicna disse: "estamos quase na escuridão total."
Teresa Marroquin, coordenadora de desastres da Cruz Vermelha na Guatemala disse que a organização montou 10 abrigos de emergência e enviou kits de higiene e de água.
"Há muitos problemas respiratórios e problemas oculares", disse ela.
Vejam o vídeo da erupção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário