domingo, 14 de julho de 2013

Cidade Egipcia revelada depois de 1.200 anos sob a areia do mar Mediterrâneo


É uma cidade envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos. Os arqueólogos estão escavando os mistérios de Heracleion, descobrindo artefatos surpreendentemente bem preservados que contam a história deste porto clássico, em uma era vibrante do Egito.


Conhecida como Heracleion para os antigos gregos ou Thonis para o Egito antigo, a cidade foi redescoberta em 2000 pelo arqueólogo subaquático francês Franck Dr. Goddio e uma equipe do Instituto Europeu para a Acheology Underwater (IEASM) depois de um levantamento geofísico de quatro anos.

As ruínas da cidade perdida foram encontrados a 30 pés abaixo da superfície no mar Mediterrâneo, em Aboukir Bay, perto de Alexandria.

Um novo documentário destaca as principais descobertas em Thonis-Heracleion, durante a escavação de 13 anos. 

Emocionantes descobertas arqueológicas ajudar a descrever uma cidade antiga que não era apenas um centro de comércio internacional, mas também um importante centro religioso. A equipe de televisão utilizou os dados das pesquisas arqueológicas para a construção de um modelo computadorizado da cidade.







De acordo com o Telegraph, a pesquisa sugere que Thonis-Heracleion serviu como uma porta de entrada obrigatória para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.

Até agora, 64 naufrágios antigos e mais de 700 âncoras foram descobertas na lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, pesos de Atenas (que nunca foram encontradas em algum sitio egípcio) e tábuas de pedra gigantes inscritas em egípcio antigo e grego antigo.

Eles também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra com até 16 metros de altura, que imaginam ter adornado o templo central da cidade, alem de sarcófagos de pedra calcária que se acredita terem abrigados as múmias.


Especialistas têm se maravilhado com a variedade de artefatos encontrados e ficaram impressionados com a preservação das peças.

"A evidência arqueológica é simplesmente impressionante", disse o Professor Sir Barry Cunliffe, da Universidade de Oxford, arqueólogo na escavação. "Ao permanecer intocada e protegida pela areia no fundo do mar durante séculos, as peças estão brilhantemente preservadas."

Mas, apesar de toda a excitação sobre a escavação, um mistério sobre Thonis-Heracleion permanece sem solução: 

Por que exatamente ele afundou? A equipe de Goddio sugere o peso de grandes construções em barro da região e do solo arenoso podem ter causado o afundamento da cidade com a ajuda de um terremoto.


Assista aos vídeos



52884d10eb
28671a479a
582ed48020
b54267518e
bbc005068c
be11246b61
d57eee5abb
dcdd730324
dd0de2de47
f163bc7e6c
e695863f28
Fontes: http://www.huffingtonpost.com http://www.franckgoddio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário