Você já pensou na possibilidade do nosso sistema solar ser um sistema binário, ou seja, composto por dois sois orbitando um centro de massa comum!
COMO ASSIM DOIS? ONDE ESTARIA O OUTRO SOL??
Dentro da astronomia teórica, o Sol possui uma imã gêmea, conhecida como Nêmesis. Ela seria uma estrela escura e pequena, provavelmente uma anã vermelha (o Sol é classificado como uma anã amarela).
Estimasse que a órbita de Nêmesis ao redor do Sol, dure em torno de 26 milhões de anos, fato este que explicaria períodos “regulares” de grandes extinções no planeta.
Os defensores da existência da estrela, teorizam que em determinado momento o campo gravitacional do planeta, perturba a Nuvem de Oort e arremessa bilhões de asteroides para todos os lados.
A existência de Nêmesis é apenas teórica, mas como estimativas apontam que em cada 3 estrelas da Via Láctea uma delas tenha uma companheira, não seria absurdo acreditar na real existência da estrela.
Entretanto, a NASA está em busca do também hipotético planeta Tyche, que ficaria localizado na Nuvem de Oort, que seria o responsável pelas pertubações na órbitas dos cometas, descarta assim a existência de Nêmesis e justifica que os períodos de extinções na Terra, não são tão regulares assim.
A busca por Tyche e outros corpos celestes na nuvem de Oort persistem, nesse meio tempo é bem provável que surjam algumas surpresas, como quem sabe o próprio Nêmesis
Nenhum comentário:
Postar um comentário