Os esforços da Tepco em remover as barras de combustível radioativo, já é extremamente perigoso e difícil e se depararam com estes obstáculos, antes mesmo de começar o trabalho.
Enenews relata os acontecimento abaixo:
Yomiuri Shimbun, 12 de novembro de 2013:
Em 12 de novembro, a Tepco revelou que havia três conjuntos de combustível [...] na piscina de combustível gasto do reator 4 [...] que estavam deformadas e seriam difíceis de remover.
Fukushima Minyu, 13 de novembro de 2013:
Segundo a TEPCO, um dos conjuntos de combustível danificados está dobrado num ângulo de 90 graus; este ângulo real poderia ser menor. Ele estava inclinado 25 graus e um erro ocorreu no manuseio do combustível. Os outros dois encontrados foram danificados 10 anos atrás, existem pequenos furos do lado de fora, que foram feitos a partir de objetos estranhos.
Japan Times , 14 de novembro de 2013:
No início desta semana, a Tepco encontrou três conjuntos danificados que serão difíceis de remover, mas as autoridades disseram que o dano parece ter ocorrido antes de 11 de março.
Reuters , 14 de novembro de 2013:
A Tepco, disse numa breve nota na parte inferior de um texto de 11 páginas, que um dos conjuntos foi danificado em 1982, durante uma transferência e esta literalmente dobrado em ""L". Já em outro comunicado de abril de 2010, a Tepco disse ter encontrado outras duas prateleiras de combustível irradiado na piscina de resfriamento do reator, com arame preso nelas.
Observações: nessas prateleiras têm rachaduras e vazam gases radioativos de baixo nível, disse o porta-voz da Tepco Yoshikazu Nagai à Reuters na quinta-feira. Tendo que lidar com os conjuntos danificados, é provável que vamos remover primeiro os outros que são menos dificeis.
Porta-voz da Tepco Mayumi Yoshida:
"Estes três conjuntos danificados não poderão ser transportados em barril. No momento, estamos procurando uma maneira de como transportar os conjuntos de combustível para a nova piscina de combustível, disse ela.
Por que a Tepco não consertou ou substituiu esses conjuntos de combustível danificados décadas atrás?
É óbvio o seu fracasso em resolver esses problemas quando aconteceram, e agora está fazendo a sua tentativa de resolver esta muito mais perigosa e difícil tarefa.
Em muitos outros aspectos, a Tepco tem sido incrivelmente negligente e esteve envolvida em atos criminosos por muitas décadas.
Fonte: Washington's Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário