sábado, 10 de agosto de 2013

Monte Rokatenda entra em erupção na Indonésia



10 de agosto de 2013 - INDONÉSIA - A erupção do vulcão no centro da Indonésia expeliu cinza quente e rochaspara o alto e deixou cinco pessoas mortas. Monte Rokatenda, na pequena ilha de Palue, enviou cinzas em brasa para uma praia próxima, deixando três adultos e duas crianças mortas, disse o centro de vulcanologiacabeça Surono.

Rokatenda (Paluweh) esteve em alerta máximo desde Outubro, com as autoridades que proíbe as pessoas de todas as atividades dentro de três quilômetros da cratera na ilha de cerca de 7.000 habitantes. Surono, falando da cidade de Bandung, na ilha de Java, disse que sua equipe no local relataram as cinco pessoas foram mortas dentro da zona de exclusão. Não ficou claro o que as vítimas estavam fazendo na área restrita, quandoele entrou em erupção, disse ele.

"Nós descobrimos que os corpos dos adultos, mas ainda estamos à procura para as crianças, e é difícil porque a área ainda está muito quente", Surono disse. O vulcão entrou em erupção às 04:27 h (horário local) de sexta-feira e continuou por quase quatro horas, Surono disse. Ele disse que cinzas vulcânicas viajou até 2.000 metros da cratera.

O arquipélago tem dezenas de vulcões ativos e ocupa grandes linhas de falhas tectônicas conhecido como o "Ring of Fire"entre os oceanos Pacífico e Índico. O vulcão mais ativo do país, o Monte Merapi, no centro de Java, matou mais de 350 pessoas em uma série de violentas erupções em 2010.

Via: Um Novo Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário