Os cinturões de sua atmosfera estão mudando de cor e existem zonas quentes que aparecem e desaparecem como por passe de mágica.
Novas imagens de Júpiter mostram que os cinturões que conformam sua atmosfera estão mudando de cor. Os astrônomos também puderam observar que as nuvens se aglomeram numa região do planeta, enquanto em outra se dissipam e afirmam que existem zonas quentes que aparecem e desaparecem sem explicação alguma.
Assim, entre 2009 e 2011, uma banda de cor marrom situada ao sul do equador, conhecida como Cinturão Equatorial Sul, se desfez e voltou a formar-se.
O mesmo fenômeno ocorreu ao norte da linha equatorial do planeta, no Cinturão Equatorial do Norte. Em 2011 esta banda aumentou seu tamanho e se ficou mais branca mas no princípio deste ano começou a escurecer de novo.
Entre outras mudanças, os investigadores destacaram que o planeta sofreu o impacto de uma série de objetos, o que têm criado “bolas de fogo visíveis para os observadores amadores desde a Terra”.
“As mudanças que estamos vendo em Júpiter são de escala mundial“, assegurou Glenn Orton, investigador do Centro de Propulsão a Jato, durante um encontro da Sociedade Americana de Astronomia.
Este tipo de transformações já tinham sido observadas anteriormente mas nunca com os instrumentos usados na actualidade.
Ainda assim, assinalou Orton, “existem fenômenos que estão acontecendo pela primeira vez e outros que há décadas que não os víamos“, o qual não deixa de surpreender a comunidade científica.
Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário