sábado, 24 de novembro de 2012

Alerta no Chile: Terremoto e Tsunami a qualquer momento?



O diretor da estatal Oficina Nacional de Emergências (Onemi) do Chile, Benjamín Chacana, disse hoje que é previsível um sismo de grande magnitude perante a onda de tremores que nas últimas horas sacudiram a zona centro e sul do país e alertou a “estar preparados” frente a essa contingência.

“Não se descarta que possa ocorrer um terremoto de maior intensidade, mas isto também é uma realidade de todo o país”, disse Chacana.

O funcionário fez esta observação após encabeçar uma reunião com especialistas que abordaram a série de sismos que tiveram como comum denominador a localidade de Navidad, a uns 150 quilômetros ao sul de Santiago.

A atividade sísmica na zona gerou o “enxame” de 23 sismos de importância por sobre os 3,0 graus Richter, com três eventos de magnitudes 5,3; 5,6 e 5,2 graus Richter, em menos de 12 horas.

“Quero ser bem claro: Chile é um país sísmico e temos ficado expostos a grandes sismos em toda nossa história”, acrescentou o diretor de Onemi. “O alerta é para estar preparados”, insistiu.

Na reunião desta quinta-feira participaram especialistas do Serviço Sismológico da Universidade do Chile, encabeçados por seu diretor Sérgio Barrientos. O sismólogo tampouco descartou a ocorrência de um grande evento baseado em precedentes históricos.

“Com antecipação ao terremoto de 1985 ocorreu uma sequência de tremores na zona de San Antônio, portanto, não se pode descartar a ocorrência de um possível terremoto o um sismo de magnitude um pouco maior”, disse Barrientos.

Outros especialistas presentes na reunião realçaram que as características dos sismos também fazem presumir que possam ter sua origem em réplicas do terremoto de 8,8 graus Richter de fevereiro de 2010, que deixou ao menos 500 de mortos.

Preocupação
Um grupo de sismólogos investigava uma sequência de tremores, dois deles superiores a 5 graus na escala Richter, que afetaram nas últimas semanas a localidade de Navidad, no centro do Chile.

Durante o mês de novembro se registraram na zona uns 35 sismos. O mais forte, ocorrido quarta-feira passada, foi de 6,1 graus e não deixou vítimas nem causou danos. Em outubro, no entanto, houve 30 sismos, de acordo com os dados do Serviço de Sismología da Universidade do Chile.

A localidade de Navidad, de uns 5.000 habitantes, é um povoado costeiro a uns 90 km ao sul de Santiago de Chile.

Outra das causas poderia ser “uma atividade precursora de um evento um pouco maior localizado mais ao norte”, disse Barrientos.

Por sua parte, Benjamín Chacana lembrou que Chile é altamente sísmico e que, apesar das hipóteses que possam lançar sobre os tremores, não se pode prever outro evento de maior magnitude, pelo qual o melhor é que o país esteja preparado.

Os habitantes de Navidad já estão se manifestado alarmados pela sequência de sismos que afetam sua região.

Fonte: Urgente24

Nenhum comentário:

Postar um comentário