No Laboratório de Sismologia da Universidade de Washington, há uma preocupação de que o terremoto de magnitude 7,7 que ocorreu na costa da Colúmbia Britânica no fim de semana, poderia afetar o noroeste do Pacífico, incluindo Washington, Oregon e norte da Califórnia.
"Precisamos observar toda a região com cuidado extra", disse um sismólogo.
O de magnitude 7,7 foi um grande terremoto, considerado um dos mais significativos ao longo da costa noroeste em 60 anos.
Os cientistas também também estão de olho para ver se o terremoto afetou vulcões no estado de Washington, e permanecerão em estado de alerta por pelo menos mais algumas semanas. Até agora, tudo está calmo.
O problema é que a Costa Oeste, do Alasca ao norte da Califórnia, está sob uma pressão geológica tremenda. Mais de 100 tremores secundários foram registrados após o de 7.7, incluindo um deles, a mais de 100 quilômetros ao sul do epicentro do terremoto.
A zona de subducção está ameaça por um terremoto muito maior de uma magnitude 9 a partir da ponta norte da ilha de Vancouver até o Cabo Mendicino na Califórnia.
Tal terremoto seria uma devastadora catástrofe, nomeadamente as cidades de Seattle, Portland e as outras cidades e vilas que ficam acima ou abaixo na costa oeste, até a Califórnia.
Fontes: http://modernsurvivalblog.com e
Nenhum comentário:
Postar um comentário