sábado, 23 de novembro de 2013

Se o ISON não for o bastante... vem aí o Nevski - o mais novo Cometa C/2013 V3 Nevski, já visível com binóculos


2013 é realmente o "Ano do Cometa?" Talvez "cometas" pode ser um termo melhor, como nada menos que cinco cometas mais brilhantes do que 10 º magnitude de graça no céu antes do amanhecer para os observadores do hemisfério norte.




Cometa C/2013 V3 Nevski acaba animando com 6.0 de magnitude - pouco mais de um aumento de 250 vezes no brilho - e agora está em torno de magnitude 8,8. 


Ele foi descoberto recentemente por Vitali Nevski, usando um telescópio refletivo de 0,4 metros há 12 dias em 08 de novembro. Se esse nome soa familiar, é porque Nevski descobriu o cometa do observatório de Kislovodsk localizado perto Kislovodsk, na Rússia, que é parte da pesquisa do Optical Network Científico Internacional, localizando o cometa ISON ano passado. Na verdade, houve uma breve polêmica no início de sua descoberta de que o Cometa C/2012 S1 ISON deveria ter o apelido Cometa Nevski-Novichonok.


Cometa Nevski capturado em 14 de novembro por Gianluca Masi .
Crédito: O Projeto Virtual Telescope 2.0

No momento da descoberta , o cometa Nevski não parecia ser nada de especial : brilhando com magnitude 15,1 era bem abaixo do nosso limite de magnitude 10 ser considerado como " interessante", e era projetado para permanecer lá durante a sua passagem pelo sistema solar interior.


Cerca de uma dúzia de estranhos cometas são descobertos todo ano, mas a maioria dos astrônomos que dão uma breve pausa, como a órbita e o tamanho do cometa, esperam torna-lo conhecido, descartando-os depois de perceberem que eles não são extraordinários.

Foi o caso com o cometa Nevski , até que de repente ele se acendeu no fim de semana passado.

Cometa Halley Nevski é do tipo de cometa, com uma órbita de 27,5 anos .

 

Vejam o "Scorecard Comet", onde temos:
 
1) Cometa C/2012 X1 LINEAR : Ainda passando por uma explosão moderada em magnitude 8,2 , muito baixo para o nordeste para os observadores do hemisfério norte ao amanhecer na constelação de Bootes ou Boieiro.

2) Cometa 2P/Encke : Chega amanhã ao periélio de 0,33 AU do Sol , brilhando com magnitude 7,7 perto de Mercúrio no céu ao amanhecer , mas agora está principalmente perdido no brilho do sol.

3) Cometa C/2013 R1 Lovejoy : está bem colocado na constelação de Ursa Maior na travessia em Canes Venatici nas horas antes do amanhecer. Atualmente brilhando com magnitude 5,4 , o Cometa Lovejoy R1 é visível a olho nu a partir de um local com céu escuro. Nós vimos o cometa , na semana passada , com binóculos , parecendo um aglomerado globular não resolvido , uma vez que passou pelas constelações de Leão e Leão Menor.

4) Cometa C/2012 S1 ISON: está realizando as expectativas e se aproxima de Mercúrio baixando na madrugada e brilhando logo acima de 4 ª magnitude. Temos visto algumas imagens impressionantes como de tarde como ISON desenrola a cauda , e agora os olhos da comunidade astronômica vai virar-se para o ato principal do periélio em 28 de novembro . Será que vai fracassar ou deslumbrar ? Vamos aguardar a próxima semana!

As recentes explosões de cometas X1 LINEAR e V3 Nevski são uma reminiscência da grande explosão do cometa Holmes de volta em 2007. Naturalmente, as inevitáveis ​​tentativas de vincular essas explosões para a atual pulverização catódica solar, max vai acontecer , mas para o nosso conhecimento , não existem correlações conclusivas . Lembre-se, a explosão do cometa Holmes ocorreu à medida que se aproximava o que viria a tornar-se um mínimo solar profundo.
Estejam atentos e preparados, o medo não é uma opção. Tenham todos em segurança.
 
Fonte: (Before It's News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário