Alerta de Tsunami é cancelado para o Canada e Alaska depois de poderoso terremoto com magnitude de 7,5.
Alaska e Canadá
JUNEAU, Alasca - Um forte terremoto provocou um alerta de tsunami para centenas de quilômetros da costa do Alasca e do Canadá, mas o alerta foi cancelado quando não houve ondas prejudiciais geradas.
O terremoto de magnitude 7,5 gerou um tsunami, mas o Centro de Alerta de Tsunami do Alasca disse que as ondas não representam uma ameaça. O tremor aconteceu a meia-noite de sexta-feira (01:00 PST sábado) e seu epicentro foi a 60 km a oeste de Craig, no Alaska, disse o Serviço Geológico dos EUA.
Um tsunami aconteceu minutos depois e acabou se expandindo nas áreas costeiras de Cabo Fairweather, Alaska, chegando até a ponta o norte da ilha de Vancouver, no Canadá - uma área que se estende mais de 700 quilômetros.
O centro havia avisado que "enchentes significativa de terra eram esperados", acrescentando que a inundação perigosa da costa era possível. Na sua declaração de cancelamento, o centro disse que algumas áreas viram pequenas mudanças no nível do mar .
"Um tsunami foi gerado durante o evento, mas já não é uma ameaça", disse o centro.
Depois da comunidade ter relatado ter visto apenas uma onda pequena, a polícia da cidade costeira de Córdova, disse que não tinham relatos de quaisquer problemas.
O Centro de Informações do Alasca para Terremotos disse que o terremoto foi muito forte, mas não recebeu relatos de danos.
© 2013 Associated Press
fonte: http://www.cbsnews.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário