sábado, 17 de agosto de 2013

Aparece "uma nova estrela" no céu visível sem telescópio


Um objeto com o surgiu como uma "nova estrela" e foi descoberto na quarta-feira do Japão. Observadores atentos e astrônomos de todo o mundo relatam de que seu brilho continua a aumentar e tem sido visto sem o auxílio de telescópios.


Embora muitos pensam ser uma "supernova", isto é, a explosão de uma estrela muito mais massiva que o Sol, é um outro tipo de explosão estelar conhecida como "nova", revela a Sociedade Astronômica do Caribe (SAC).

Koichi Itagaki, astrônomo amador japonês notou uma "estrela brilhante" que não apareceu em imagens captadas no dia anterior. Observações subsequentes feitas a partir de outras partes do planeta confirmaram que esta é uma nova. O SAC disse que a explosão foi capturado por vários astronomos de Puerto Rico.

A organização explicou que a "nova" ocorre em estrelas binárias (duplas) quando uma estrela é uma normal como nosso Sol, enquanto o seu companheiro é uma "anã branca". 

Os cientistas têm observado que neste tipo de pares estelares, a proximidade entre as duas estrelas provoca a anã branca para se obter um "roubo" de gás da estrela normal, quando o hidrogênio esta mais perto da superfície da anã branca, os gases atingem temperaturas tão elevadas que, literalmente, uma explosão ocorre.

"Nesse tipo de evento que explode é a nuvem de gás que se aproximou da anã branca e a própria estrela", acrescentou o universitário. Os astrônomos analisaram a luz da nova e calcularam que a explosão de gás ejetado a uma velocidade de 4,5 milhões de quilômetros por hora. A explosão tem sido chamado "Nova Delfini 2013", que é visível na constelação Delphinus (o Dolphin).

Continua a aumentar o seu brilho
Observações de diferentes partes do mundo sugerem que a "Nova Delfini 2013" continua a aumentar o seu brilho e alguns entusiastas do céu têm indicado que a partir de locais sem poluição luminosa, a nova está começando a ser visível sem o auxílio de binóculos ou telescópios.

Ela é retratada a partir de Puerto Rico
A organização tem feito centenas de imagens astronômicas espetaculares da Ilha explicou que através de binóculos, a nova é muito parecida com uma "estrela brilhante", mas disse que, em áreas urbanas de Porto Rico, ainda não é visível a olho nu, devido ao excesso de iluminação.

Juan Gonzalez Alicea, um dos astrofotografos do SAC, capturou uma imagem da explosão no céu de sua casa em Peñuelas. Veja as fotos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário