By Susan Duclos
Da Autoridade que Regulamenta questões Nucleares no Japão (NRA), na ultima 4ª feira, levantou oficialmente o nível de gravidade do vazamento de água radioativa na usina nuclear de Fukushima para o nível três, na International Nuclear and Radiologic Events Scales (INES), de acordo com várias fontes dentro e fora do Japão .
Isto segue a notícia devastadora da semana passada, quando a Tokyo Electric Power Co (TEPCO) disse que 330 toneladas de água altamente radioativa vazam de um tanque de armazenamento na instalação.
Arnie Gundersen , ex- executivo da indústria nuclear , que tem coordenado projetos em 70 usinas nucleares em todo o Estados Unidos , diz "O problema só vai piorar", e continua a afirmar " A água radioativa está vazando dessa planta tão rápido como está vazando dentro dela."
Vale ressaltar que a TEPCO e o Japão têm continuamente minimizado as notícias sobre a gravidade da situação desde 2011, por isso é lógico que os peritos se preocupem que o problema é muito pior do que a Tepco e o governo japonês admitem.
"A quantidade de água com que eles estão lidando é absolutamente gigantesca", disse Mycle Schneider, que é consultor de uma variedade de organizações e países sobre questões nucleares. "O que é pior é o vazamento de água generalizado - e não só a partir dos tanques. Está vazando para fora dos porões , está vazando nas fissuras por todo o lugar . Ninguém pode medir isso.
De acordo com Gundersen , o dilúvio de água tóxica para o Pacífico já contaminou o oceano e este será o último ano que se poderá comer os peixes da costa oeste . A CTVNews relata que Gundersen diz que do outro lado do Pacífico, os cientistas estão medindo os níveis de césio que já chega a ser 10 vezes que o normal.
As ramificações disto e não é só para a vida marinha , mas a economia também, pois dezenas de milhares de pessoas dependem do dinheiro feito diretamente e indiretamente do Oceano Pacífico em postos de trabalho e os frutos do mar que vem da costa oeste, que vai ser atingido em cheio pela radiação de Fukushima.
Fonte : http://wwwwakeupamericans-spree.blogspot.com/2013/08/were-screwed-fukushima-experts-says-its.html
Via: Um Novo Despertar
Nenhum comentário:
Postar um comentário