domingo, 18 de agosto de 2013

Garota de 15 anos inventa uma lanterna que funciona a partir do calor de sua mão



Ann Makosinski, 15 anos de idade, de Victoria, Columbia Britânica (EUA), criou uma lanterna que funciona a partir do calor corporal da pessoa que a segurar, para a Feira de Ciência da Google.



Makosinski disse que ela sempre esteve muito interessada em captar a energia não utilizada no ambiente circundante, o que a levou a descobrir as telhas Peltier. Os dispositivos Peltier produzem eletricidade quando um lado da telha é aquecido enquanto o outro lado é resfriado. Isto, por sua vez, fez com que Makosinski tentasse utilizar as telhas de Peltier para fornecer energia suficiente para um diodo emissor de luz para que pudesse gerar luz suficiente. Ela descobriu que isso realmente fornece energia suficiente, mas não forneceu tensão suficiente. Ao invés de desistir, ela refez o circuito para permitir transformadores, o que ajudaria a aumentar a tensão. Depois de comprar - bem como construir - os circuitos, ela finalmente se deparou com a voltagem necessária.


No total, Makosinski gastou 26 dólares, que é definitivamente um preço bom para uma lanterna que não precisa de baterias, mas ela acredita que, se produzida em massa, poderia se tornar ainda mais barata.



Fonte: Extreme Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário