No meio do que devia ser o pico de atividade solar, e apesar de todas as adversidades no “máximo solar”, o comportamento atual da nossa estrela deixou os especialistas confusos.
Como previsto pelos cientistas, agora devíamos estar no pico do ciclo solar de 11 anos, o chamado “máximo solar”.
Este período é caracterizado pelo aumento das manchas na superfície do sol e, consequentemente, o aumento da ejeções solares.

No entanto, observações recentes dos cientistas mostraram que a estrela está tranquila e quase sem manchas. “Nós não estamos tendo muito deste máximo solar “, diz o cientista Dean Pesnell Solar Dynamics Observatory da NASA, citado pelo” The New York Times ”.
Segundo destaca o jornal para pesquisadores que tentam entender a dinâmica interna do Sol, esta tem sido uma demonstração de o quanto que não sabemos.
“Foi a partir de qualquer lugar que se observa ciclo muito tranquilo, e acho que não devemos esperar que o segundo semestre seja diferente”, disse Robert Rutledge, do gabinete do Climate Prediction Center Espaço National Oceanic and Atmospheric Administration EUA (NOAA), citado pelo site Wired.com .
Admito que nossa compreensão de como o sol ainda está incompleta e “francamente, nós não somos muito bons em previsões do ciclo solar.”
De acordo com Rutledge, o Sol poderá permanecer ‘ silencioso ’ou mostrar o aumento da atividade, e há ainda a possibilidade de clima espacial extremo, que poderia vir a qualquer momento.
Fonte: Rússia Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário