terça-feira, 29 de outubro de 2013

Telescópio ALMA capta imagem do lugar mais frio do universo



Trata-se de uma imagem absolutamente impressionante: o sistema de Rádio telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter / sub millimeter Array), localizado no norte do deserto do Chile, conseguiu capturar uma imagem fantasmagórica da nebulosa Boomerang.




Os astrônomos acreditam que este será o lugar mais frio do universo até agora conhecido, com seus regulares -272 graus Celsius.

A nebulosa — neste caso, uma proto nebulosa planetária localizada na constelação de Centauros —encontra-se a 5,000 anos-luz da Terra e é bem mais fria do que a temperatura média do universo.

Neste momento, como a Boomerang não tem força suficiente para emitir a sua própria luz, só é possível vê-la graças à luz de outras estrelas refletida nas partículas de pó que a constituem. O resultado é visualmente espetacular, mas torna impossível estudar a forma da nebulosa à primeira vista.



Esta nova imagem pode ajudar os astrônomos a aprender mais sobre as propriedades da nebulosa, bem como a determinar a sua verdadeira aparência.

Tudo graças à tecnologia de rádio telescópio ALMA, que constitui o mais complexo e tecnologicamente avançado sistema de observação espacial do mundo.
Fonte: www.engenhariae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário