Halo solar pôde ser visto na manhã desta segunda-feira (14). Acúmulo de cristais de gelo em nuvens provoca a reflexão da luz.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Os moradores de cidades da região noroeste paulista conseguiram observar na manhã desta segunda-feira (14) a formação de um halo solar. Segundo meteorologistas, o fenômeno surge quando a luz do sol reflete nos pequenos cristais de gelo existentes nas nuvens. Assim, se forma um círculo com cores, como um arco-íris, em torno do sol.
Ainda segundo especialistas, isso ocorre quando existem nuvens muito altas, em torno de cinco a dez quilômetros de altura. Como a temperatura é muito fria, aproximadamente 50 graus negativos, pequenos cristais de gelo surgem nas nuvens, refletindo a luz do sol.
Através do aplicativo da TV TEM e do VC no G1, moradores de toda região enviaram vídeos e fotos. Pedro Henrique Santos, de São José do Rio Preto (SP), registrou o halo solar em vídeo (veja acima).
Marco Fábio Guimarães clicou o halo solar no Jardim Vertoni, em Catanduva (SP). Já em Rio Preto, Erick Civetta registrou o fenômeno entre as mangueiras de sua casa, no Residencial Cidade Jardim.
é nibiru no interiorrrr uai sô...
ResponderExcluiré nibiru não cumpadi, foi arguém qui sortô uma bôia de sabão, zinfio...
ResponderExcluir