segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espionando espiões: agora os usuários do Mozilla podem saber quem os vê on-line


A Lightbeam, uma nova extensão do Firefox Mozilla permite que o usuário "iluminar o funcionamento da rede", ou, em outras palavras, monitorar quem está monitorando suas atividades na internet.


A extensão, uma vez ativada, exibe para o usuário que terceiros monitoram o histórico de navegação em tempo real. Normalmente, as empresas vão coletar dados para marketing e publicidade.

"Utiliza três diferentes gráficos. O Gráfico relógio List-Lightbeam permite que você examine um terceiro indivíduo no espaço e no tempo, identificar de onde eles se conectam ao seu negócio 'online' e proporcionar meios para que eles façam algo sobre isso", diz Mozilla em seu site.

Lightbeam também tenta construir o primeiro grande banco de dados de monitoramento. Com a ajuda de usuários que instalam, Mozilla espera identificar organizações que coletam informações sobre a web e dar um passo no sentido da transparência: obter uma boa imagem de como a porta da internet.

"Todo mundo deveria ter controle sobre seus meta dados e privacidade, e queremos que as pessoas tomem decisões informadas sobre a sua atividade na rede", disse Mark Surman, diretor executivo da Mozilla. "Precisamos da ajuda de muitas pessoas para que isso aconteça."

Para aqueles que suspeitam que a Mozilla agora pode se tornar um espião, a empresa diz que não guarda o IP de usuários do Lightbeam, e que pode ser desinstalado facilmente.

Fonte: RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário